sábado, 22 de dezembro de 2012

PREPARE-SE PARA O NATAL À MESA

ATENÇÃO AO COLESTEROL E À TENSÃO ARTERIAL
Natal é sinónimo de excessos, sendo quase todos eles muito apreciados, mas um coração entupido pelo abuso
de gordura saturada e colesterol ou casos sanguíneos pressionados por uma tensão arterial explosiva não são
o terreno ideal para a época Natalícia, por isso recheie o coração de bons sentimentos e livre-se da gordura.
O segredo para cuidar do coração e dos vasos sanguíneos, não está em abandonar os seus pratos preferidos, mas
em comer com moderação os alimentos menos favoráveis à saúde cardiovascular e em abusar de todos os outros que
o protegem, durante todo o ano, (talvez assim possa abrir exceção para a consoada e passagem do ano).
»Faça um inventário dos alimentos gordos que costuma comer, manteiga, gelados, queijos, molhos,
enchidos, salgados, bolos e chocolates, e reduza as doses para metade ou 1/4 e faça o mesmo com
os doces, incluindo sumos e refrigerantes.
»Coma uma grande variedade de alimentos, mas reparta-os por 5 ou 6 refeições diárias, valorize o pequeno-almoço.
»Opte por uma alimentação rica em legumes, frutos e cereais de forma a ingerir grande variedade de
vitaminas, fibras e amido, pouca gordura e calorias, a fibra ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol.
Não deixe de lado as leguminosas e o pão, em especial o de vários cereais, pouco refinados e a fruta fresca.
»Prefira alimentos e métodos culinários ''magros''; opte pelo peixe, pois o seu consumo frequente, no
mínimo 4 a 5 vezes por semana, está diretamente relacionado com a saúde cardiovascular.
Os peixes gordos e em menor escala, os magros, como a pescada, são ricos em Ómega 3 e reduz a LDL,
litoproteínas de baixa densidade, ou seja , o mau colesterol.
Escolha carnes e lacticínios magros.
»Use e abuse dos métodos culinários ''light''; cozer a vapor, cozinhar no microondas, cozer e grelhar.

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