domingo, 29 de janeiro de 2012

IDENTIFICAÇÃO E VIRTUDES DOS LEGUMES VULGARES

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Ervilha seca
- Óptima para puré e sopa.
Fava - Leguminosa de sabor forte, também se consome seca e salgada.
Fonte razoável de fósforo e manganés, também contém ferro, zinco,
ácido fólico, niacina, magnésio e vitamina E.
Feijão-preto - Feijão pequeno, com sabor a terra, usado na cozinha latino-americana,
chinesa e japonesa.
Feijão-frade - Pequeno, esbranquiçado com uma mancha preta característica.
Óptima fonte de ácido fólico, fornece quantidades razoáveis de fósforo e manganés
e contém zinco, ferro magnésio e tiamina.
Feijão-manteiga - Feijão castanho claro (podendo ser sarapintado).
Feijão-branco - Feijão vulgar, grande e branco.
Feijão-encarnado - Feijão vulgar, grande encarnado-escuro.
Grão de bico - Redondo, com sabor a fruto seco, também se utiliza sob a forma de farinha.
Boa fonte de maganés e fonte razoável de ferro, ácido fólico e vitamina E.
Feijão de lima - Mais conhecido por feijoca, (feijão -manteiga), tem fósforo e ferro.
Feijão- mungo - Pequeno, verde, muito usado como rebento, tem manganés, ferro,
ácido fólico, magnésio e fósforo.
Feijão-catarino - Feijão comprido e sarapintado, conta-se entre as leguminosas com
mais alto teor fibras.
Feijão de soja - Rico em proteínas, permite produzir óleo, leite, tofu, farinha e molho.
Rico em potássio e fonte razoável de magnésio, fósforo, ferro, ácido fólico e vitamina E.
Contém manganés, vitamina B6 e tiamina.
Lentilhas - Alimento básico na Ásia Meridional, as variedades verde e castanha,
boa fonte de selénio, fornecem quantidades razoáveis de ferro e manganés e contêm
ainda fósforo, zinco, tiamina, vitamina B6 e ácido fólico.
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