quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AS PROTEÍNAS E A DIETA

Todas as células do organismo precisam de proteínas, pois são indispensáveis para a formação e crescimento
de quase todos os tecidos orgânicos, músculos, ossos, tendões, cartilagens, pele, cabelo e unhas.
As proteínas contribuem para a formação dos enzimas que nos permitem digerir os alimentos e produzem
anticorpos que combatem as infeções e hormonas que mantêm o organismo a funcionar com eficiência.
Os nutricionistas recomendam que se tente obter entre 10 e 15% das calorias a partir das proteínas,
devendo 35% ser obtidos de gordura e 50% de hidratos de carbono.
Se a ingestão de gorduras ou hidratos de carbono for insuficiente, as proteínas orgânicas serão
decompostas e utilizadas como energia.
A ingestão excessiva de proteínas é contraproducente, pois o organismo não é capaz de as
armazenar para utilização futura.
Em vez disso o fígado converte o excesso de proteínas em glucose e em subprodutos , como a
ureia, que têm de ser eliminados.
O excesso de proteínas também dá origem à produção de urina ácida, o que por sua vez, provoca
uma maior perda de cálcio dos ossos, com riscos acrescidos de osteoporose.
Os alimentos que fornecem proteínas incluem cereais (trigo, cevada, arroz, e pão), carne aves,
peixe, ovos, queijo, leguminosas(feijão, ervilhas e lentilhas), frutos secos e batatas.
O homem ou o adolescente médios precisam de cerca de 55g de proteínas por dia, que podem
obter de uma dose de 220g de frango assado magro ou cerca de 250g de truta cozida no vapor.
A mulher ou a adolescente médias precisam 45g de cerca de proteínas por dia;
uma criança entre 7 e 10 anos precisa de 28g.
As mulheres que amamentam precisam de mais proteínas que a média devido ao leite que estão a produzir.
Se está a seguir uma dieta, está doente ou em convalescença de uma lesão grave, tenha o cuidado
de ingerir proteínas em quantidade suficiente.
Os Ocidentais, na sua maioria, ingerem muito mais proteínas do que precisam, à volta de 100g por dia.
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