segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TIAMINA (vitamina B1)

A função da tiamina é transformar os hidratos de carbono , as gorduras e também o álcool em energia.
Ajuda ainda a evitar a acumulação no organismo de subprodutos tóxicos resultantes do
metabolismo, os quais, de outro modo causariam lesões ao coração, bem como ao sistema nervoso.
As batatas, a carne de porco o fígado, o coração os rins, as castanhas-do-pará, as sementes,
o feijão e o arroz integral são todos eles boas fontes desta vitamina.
Muitos cereais de pequeno almoço, são enriquecidos com ela, e na Europa, a lei obriga a que
se adicione tiamina às farinhas utilizadas no fabrico de pão branco.
A dose diária de tiamina recomendada para um adulto é de aproximadamente 1mg,
facilmente fornecido pela dieta portuguesa.
As fontes principais são pão branco enriquecido, cereais de pequeno-almoço, batatas e carne.
São necessárias 12 fatias de pão branco ou seis fatias e meia de pão integral para satisfazer as
necessidades diárias de um adulto.
Como a tiamina é solúvel na água, até metade da quantidade presente em muitos legumes
perde-se durante a cozedura.
Felizmente, as batatas perdem menos tiamina do que a maior parte dos outros legumes,
cozidas com pele, perdem cerca de 1/10,e se forem descascadas antes de cozidas , perdem
aproximadamente 1/4.
Quatro porções médias de arroz integral cozido são suficientes para as necessidades diárias de um adulto.
O arroz branco polido, porém, quase não contém tiamina, e nos países em que constitui uma das principais
componentes da dieta tem sido apontado como causa principal de beribéri, uma doença devida a deficiência de tiamina.
Nos países industrializados , a deficiência de tiamina foi eliminada em grande escala,mas ainda
afecta os alcoólicos graves, que só se alimentam de álcool .
Os sintomas de deficiência incluem perda de apetite, confusão, inchaço dos membros e fraqueza muscular.
Os enzimas designados por tiaminases também podem provocar sintomas de deficiência.
Presentes em alguns alimentos crus como: uvas-do-monte, couve-roxa, nozes de betel e
certos tipos de peixe - as tiaminases reduzem a actividade da tiamina.
São destruídas pela cozedura , mas quem come grandes quantidades dos alimentos crus acima
referidos pode precisar de tiamina dietética adicional.

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