quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AS DORES NAS COSTAS E A ALIMENTACÃO - 2ª Parte

(continuação)

Fígado e peixe gordo, como a sardinha e o salmão, são boas fontes de niacina e de vitamina D, que participa
na absorção de cálcio pelo organismo e é importante para a formação e manutenção de ossos e nervos saudáveis .
Uma porção de 100g de peixe gordo duas vezes por semana fornece o equivalente à dose semanal
recomendada destas vitaminas, enquanto os ácidos gordos do peixe ajudam a eliminar as inflamações,
reduzindo assim as dores nas articulações.
A vitamina C é essencial para os ossos e para o sistema nervoso.
A dose diária de vitamina C para um adulto é de 40 mg, o que se pode obter ingerindo duas
porções de couve, uma manga, uma papaia pequena ou meia goiaba.
Os fumadores necessitam do dobro destas quantidades.
Se sofre de dores nas costas, reduza o consumo de café, chá e de quaisquer bebidas com cafeína,
pois este estimulante provoca constrição dos finos vasos sanguíneos na extremidade das artérias,
reduzindo o fornecimento de sangue e nutrientes aos tendões da coluna, o que pode retardar o processo de cura.
A dor persistente nas costas é um problema comum, sobretudo com o avançar da idade.
Deve consultar um médico perante dores mais persistentes, pois a dor nesses casos, pode ser
sintoma de situações mais graves, como osteoporose ou em casos raros tratar-se de cancro.
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