quarta-feira, 16 de maio de 2012

PREVINA A DIARREIA PROVOCADA POR INFECÇÕES

Tome atenção às regras básicas de higiene, pois é a melhor forma de evitar as diarreias provocadas por infeções:
Higiene Pessoal:
- Lave sempre muito bem as mãos com água e sabão depois de ir à casa de banho, em especial antes das refeições e de preparar os alimentos.
- Nos sanitários públicos, seque as mãos com toalhas de papel, evite usar o secador de jato de ar quente, pois ele pode estimular o desenvolvimento das bactérias.

Higiene na Cozinha:
- Use sempre ovos frescos e deite fora os que estiverem rachados.
- Se estiver grávida, pode evitar a diarreia provocada pela bactéria Listeria, não comendo queijos feitos com leite não pasteurizado, nem queijos de pasta mole; leite não pasteurizado; alimentos pré-cozinhados e refrigerados, a não ser que muito bem reaquecidos; aves pré-cozinhadas; pâtes; carne mal passada; e saladas pré-embaladas, exceto se forem muito bem lavadas.
- Não compre ou se já tiver na sua dispensa, deite-as fora, latas opadas ou com amolgadelas, com cor ou com um cheiro anormal e tenha em especial atenção os prazos de validade das mesmas, pois não vale a pena arriscar.
- Não coma peixe, nem carne crua e aqueça sempre muito bem todas as sobras de alimentos, especialmente a carne de aves.
- Descongele os alimentos no frigorífico e não à temperatura ambiente, antes de os cozinhar, a não ser que as instruções da embalagem digam o contrário e não os torne a congelar depois de descongelados.
- Guarde as carnes cozinhadas e as cruas em prateleiras diferentes do seu frigorífico, e não deixe a carne crua entrar em contacto com outros alimentos.
- Limpe periodicamente o frigorífico e o descongelador.
- Mude com frequência esponjas e esfregões de lavar a loiça e desinfete-os com água, comum pouco de lixívia.
- Se tiver gastrenterite, não manuseie nem prepare os alimentos para outras pessoas.

Nenhum comentário: