sábado, 24 de março de 2012

BENEFÍCIOS DAS ERVILHAS

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Sendo consumidas ainda verdes, as ervilhas contêm em proporção menos proteínas e
mais vitamina C do que as outras leguminosas.
Cerca de 65 gr de ervilhas cozinhadas fornecem 50 cl., 1/4 das necessidades diárias de
vitamina C e metade das de tiamina(vitamina B1), contêm ainda ácido fólico, fibras e fósforo.
Assim que as vagens são apanhadas, o açúcar natural das ervilhas começa a
transformar-se em amido, se demorarem a ser consumidas o seu teor em amido
é mais elevado do que nas ervilhas congeladas, nas quais as suas alterações químicas são
mínimas porque a congelação é feita praticamente logo de seguida à sua colheita.
No entanto como são branqueadas antes de serem congeladas, perdem parte da
vitamina C e da tiamina que contêm.
As ervilhas enlatadas perdem a maior parte do seu teor de vitamina C durante
o processo de conservação e podem ter sal e açúcar adicionados.
Além das ervilhas para debulhar, existem as ervilhas de quebrar, ou ervilhas-tortas,
que são consumidas inteiras, pelo que fornecem mais vitamina C do que as outras.
100 gr de ervilhas-tortas, cruas ou salteadas fornecem mais que a dose diária recomendada
de vitamina C.
Estas ervilhas também são boa fonte de betacaroteno, potássio e fibras.
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