terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

APOIADA CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS EM CABO VERDE

Tartaruga verde . Tartaruga amarela

Fundo de conservação dos EUA atribui 45 mil dóla
res a organizações no terreno.
As atividades de conservação das Tartarugas-marinhas que se reproduzem nas Ilhas de Cabo Verde vão contar no próximo ano, com um fundo suplementar de 45 mil dólares do Marine Turtle Conservation Fund.
A verba foi atribuída pelo
Fish & Wildlife Service dos Estados Unidos (gestor daquele fundo) ao grupo de associações e investigadores que desenvolvem trabalho naquele país.
A candidatura foi submetida em Outubro pela Turtle Foundation, a Universidade do Algarve e a SOS Tartarugas, com o apoio de duas outras organizações espanholas de conservação marinha e das próprias autoridades de Cabo Verde.
A sua aprovação "é o reconhecimento da importância das atividades desenvolvidas no arquipélago para a preservação e o estudo daquele animal marinho", explicou ao 'DN' Nuno Loureiro, investigador da Universidade do Algarve, que desenvolve trabalho nesta área em Cabo Verde e integrou a candidatura.
A verba do
Marine Turtle Conservation Fund será aplicada, nas atividades que estão a ser desenvolvidas nas ilhas de, Santiago, Boavista e Sal, e servirá ainda para iniciar o mesmo trabalho de conservação na ilha do Maio, onde a situação do ponto de vista da reprodução das tartarugas, é ainda pouco conhecida.
"Estive no Maio, em Agosto para estudar a situação", conta Nuno Loureiro, explicando que,"as estimativas apontam para um número aproximado de duas mil tartarugas reprodutoras nas suas praias anualmente".
Mas adianta o investigador português, "no Maio poderá haver ainda populações residuais de
tartaruga-verde e tartaruga-de-pente a fazer posturas", a ser assim, essa será a única ilha onde essas duas espécies ameaçadas ainda se reproduzem naquele arquipélago.
Há cerca de 5500 fêmeas de tartaruga-amarela (Caretta caretta) que anualmente se reproduzem nas praias de Cabo Verde, o que faz deste país o segundo ponto do Atlântico mais importante para a conservação deste animal marinho.
Fonte - "Diário de Notícias"

Nenhum comentário: