quarta-feira, 31 de agosto de 2011

OS HIDRATOS DE CARBONO NA ALIMENTAÇÃO

Existem três principais tipos de hidratos de carbono; açúcares (simples), amidos e
fibras (complexos), presentes em quantidades variáveis nos diversos alimentos.
Uma banana madura contém quase a mesma quantidade de hidratos de carbono
que uma fatia de pão, principalmente sob a forma de açúcar, enquanto o pão é
essencialmente constituído por amido.
Os hidratos de carbono deveriam fornecer cerca de 50% do consumo total de energia
do indivíduo, sobretudo sob a forma de alimentos amiláceos, como batatas, cereais, massas,
arroz e pão. Se precisa de 1000 Cal. em hidratos de carbono, em vez de comer apenas pão
branco ou pacotes de fritos. A seguir apresentam-se duas combinações de alimentos que
fornecem a dose diária de hidratos de carbono recomendada:
- 1 Banana, 1 Maçã, 1 Laranja, 1 Batata grande cozida com casca, 1 Prato de massa,
1 Bolacha digestiva e 2 Fatias de pão grandes.
- (PARA QUEM SOFRE DE INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN)
1 Tigela de flocos de aveia ou de arroz, 4 Fatias grandes de pão sem glúten, 1 Batata média,
1 Pacote de fritos, 175 gr de Arroz cozinhado, 2 Bananas e 1 Laranja.

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