sexta-feira, 4 de maio de 2012

GASTRITE

Os sintomas característicos da gastrite são uma sensação de ardor na parte superior do abdómen, que pode deslocar-se para o peito, provocando azia, náuseas e flatulência.
Na sua forma aguda, a gastrite é habitualmente provocada por uma inflamação repentina do revestimento interior do estômago, muitas vezes resulta de uma infeção intestinal provocada pela bactéria Helicobacter pylori, que também pode estar na origem de úlceras gástricas.
A gastrite crónica é frequente em pessoas de idade e pode estar associada a medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides tomados para tratamento da artrite.
Outras causas de gastrite incluem álcool em excesso, ingestão de alimentos ricos ou muito condimentados à noite, stress, e consumo excessivo de aspirina.
Aproximadamente 5% dos doentes com gastrite, sofrem uma lesão significativa do revestimento do estômago, o que pode originar úlceras.
Para além do álcool e de alimentos condimentados, as pessoas que sofrem de gastrite devem evitar substâncias irritantes, como, chá ou o café fortes e extratos de carne, fazer refeições ligeiras, frequentes e regulares, compostas por alimentos pouco condimentados, proporcionará seguramente algum alívio.
Muitos nutricionistas recomendam uma dieta inicial de água para eliminar as toxinas do organismo;Bananas porque fornecem energia e potássio, arroz branco cozido fonte de hidratos de carbono com baixo teor de fibras, maçãs pelo seu efeito de "limpeza" do aparelho digestivo e tostas para dar volume às fezes.
Todos os outros alimentos devem ser evitados no decorrer das primeiras 48 horas, depois disso o chá de Camomila e o Alcaçuz acalmam o estômago e aliviam parte dos sintomas.

Nenhum comentário: