quarta-feira, 28 de março de 2012

CATARRO

.
As membranas que revestem as vias aéreas da garganta, nariz e pulmões necessitam de um pouco de muco aquoso para as proteger e lubrificar.
Quando ficam inflamadas ou irritadas, essa membranas, essas membranas produzem uma quantidade excessiva de muco particularmente espesso, que provoca catarro.
Este muco excessivo, combinado com a tumefação das membranas mucosas, provoca entupimento ou corrimento nasal, tosse e dores de ouvidos.
Se os sintomas persistirem por mais de alguns dias e o muco for esverdeado ou amarelado, isso pode indicar que existe uma infeção, como uma constipação ou uma gripe.
Os alimentos apimentados, como o piri-piri, o caril, a mostarda e a pimenta-preta, podem ajudar a desobstruir as vias respiratórias.
É possível senti-lo quando se comem alimentos picantes, que provocam lágrimas e corrimento nasal.
Na fitoterapia, o alho e a cebola são recomendados como alternativas naturais aos descongestionantes nasais.
Procure comer dos dois, crus, em saladas, ou adicionados aos cozinhados, utilize dentes de alho fresco de preferência a alho em pó ou em pílulas, se comer alho, pode reduzir o mau hálito lavando a boca com água, para remover os óleos pungentes e mascando salsa fresca.
Os nebulizadores nasais que existem à venda para aliviar o congestionamento não devem ser usados durante mais de uma semana.
Existem porém certos óleos essenciais que podem ser usados com muita segurança, para descongestionar.:
Deite 2 gotas de cada dos seguintes óleos; mangericão, limão e tomilho, numa tigela com água quente, cubra a cabeça e a tigela com uma toalha grande e inale o vapor durante 10 minutos.
O óleo de eucalipto é também um descongestionante eficaz, seja inalado ou adicionado à água para vaporizar.
.

Nenhum comentário: